|
Loris Malaguzzi |
A criança é feita de cem
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar. |
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar. |
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem),
Mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo. |
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar.
De compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal. |
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, o céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas. |
Dizem-lhe: que as cem não existem.
A criança diz: ao contrário, as cem existem. |
|
Loris Malaguzzi
Educador Italiano |
Idealizador da abordagem Reggio Emillia de Educação Uma inspiração para nosso trabalho! |
|